A importância de ser autodidata.

Mudamos de endereço!! para ler as novas postagens acesse: www.cafedoprogramador.com

Student

Se você quer se dar bem em TI é importante não depender somente dos tradicionais cursos de graduação ou profissionalizantes para aprender novas tecnologias. Pró-atividade e constante busca por conhecimento são fatores cruciais para o sucesso na nossa área. Por isso, a pitada de “autodidatismo” faz a diferença.

A abrangência da Internet e o conteúdo rico em informação que ela disponibiliza torna injustificável dizer “Não sei fazer isso”, não QUERO fazer isso já é outra história.. hehehehe. E não se iluda! o aprendizado deve ser constante, uma habilidade adquirida hoje, provavelmente, em 2 anos ou menos estará obsoleta ou precisando urgentemente de um upgrade.

Aqueles que já se interessaram e procuraram por cursos oficiais em TI, sentiram na pele o drama dos altos preços cobrados, principalmente quando se trata de preparatórios para certificações que, em média, não saem por menos de R$1.000,00. Nesses casos, e dependendo do assunto a ser estudado, o mais vantajoso é estudar por conta própria e investir seu rico dinheirinho em bons livros de estudo. Outra vantagem do estudo autodidata é a flexibilidade para administrar seu tempo, extremamente importante para quem trabalha e dispõe de poucas horas livres.  No entanto, o pequeno gafanhoto deve ser bastante disciplinado e aprender a administrar bem o tempo disponível. É preciso definir um foco para os estudos, ser organizado e determinado. Mas não se engane! não se nasce determinado, focado e organizado, isso também é um aprendizado, como qualquer outro, “NO PAIN, NO GAIN!”,  é preciso persistência até atingir total domínio sobre você mesmo.. hehehe.

Para começar não é difícil. Há diversas oportunidades online que podem e DEVEM ser aproveitadas:

  •  MIT OpenCourseWare é uma iniciativa que reúne mais de 200 universidades de toda parte do mundo para oferecer cursos online e gratuitos sobre vários assuntos, inclusive TI. A maioria das vídeo-aulas que compõem os cursos são ministradas por professores alocados em universidades como MIT, Harvard, Yale e Stanford.
  • Coursera oferece mais de 300 cursos com duração média de 8 semanas cada. Os cursos são ministrados especialmente para os e-learners (NÓS! =D) e contam com um total de mais de 3 milhões de alunos espalhados por todo o globo. A iniciativa oferece certificados padrão de conclusão, que são gratuitos, e se você tiver um dinheirinho sobrando (cerca de U$39) oferece também um certificado oficial personalizado que contém sua foto e sua assinatura digital passando a ser reconhecido pela universidade que ofereceu o curso. Eu, particularmente, acompanho vários cursos e são ótimos! além de serem gratuitos.
  • Há diversas outras iniciativas iguais a essas! Explore!

Além dos cursos “extras”, é muito importante ler,  LER MUITO!, neste post eu falo sobre alguns sites muito bons com milhares de e-books disponíveis.

Por fim, antes de começar a estudar alguma coisa, reflita sobre seus objetivos. Nada adianta sair atirando para todos os lados e lendo tudo que achar pela frente sobre assuntos totalmente diferentes. Defina, planeje e execute!

Bons estudos!! =D

2 Respostas para “A importância de ser autodidata.

Deixe um comentário